Pular para o conteúdo principal

Eventos e Concursos

Concurso de Relato Breve

 O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (adiante CEB) lança o quinto concurso de relato breve “CUÉNTAME UN CUENTO”. Com o objetivo de incentivar a divulgação científica sobre/no Brasil, para esta nova edição o CEB conta com a colaboração do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz. Os contos podem ser escritos em espanhol ou em português. Cada autor(a) poderá apresentar como máximo dois (02) textos.
CUÉNTAME UN CUENTO
Logo do Concurso Literário. Fonte: cebusal.

Inscrição e mais informações em
https://cebusal.es/concurso-de-relato-breve/?lang=pt-br

Concurso Literário de Poesia Torquato Neto

A Academia de Letras de Teresina lança o Edital para o Concurso Literário de Poesia “Torquato Neto”.
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de maio de 2021 através do link Inscrição no concurso de Poesia.

CIHALPEC 2021

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, com o apoio da Fundação Cultural Hispano-Brasileira, organiza desde 2011 o Congresso Internacional de História, Arte e Literatura no Cinema em Espanhol e em Português – CIHALCEP.



Em função do atual contexto de pandemia, esta edição se celebrará em entorno virtual através da ferramenta moodle de 21 de junho a 02 de julho de 2021. Todas as mesas de comunicação estarão programadas para apresentação entre os dias 21 e 25 de junho.

DATAS IMPORTANTES

Envio de resumos / propostas de comunicação: até 30 de abril de 2021
Envio de vídeo: até 10 de junho de 2021
Inscrições no Congresso: até 15 de maio de 2021
Lançamento do programa: 1º de junho de 2021
Celebração do Congresso: de 21 a 25 de junho de 2021
Envio de comunicações completas: até 10 de setembro de 2021

Mais informações em
https://cebusal.es/congresos/congreso-cihalcep/presentacion/

II Congresso Internacional de Literatura Brasileira Ana Maria Machado e o compromisso literário

Dadas as circunstâncias atuais, a direção do II Congresso de Literatura Brasileira decidiu adiar o evento para o ano 2021.
 
As novas datas importantes são:

Submissão de propostas de comunicação: Até 7 de Fevereiro de 2021
Matrícula no Congresso: Até 1º de março de 2021
Publicação do programa: 15 de março de 2021
Realização do Congresso: 26 de abril a 7 de maio de 2021
Submissão de comunicações completas: Até 10 de maio de 2021

É possível seguir enviando as suas propostas de resumos através do formulário disponível no site oficial do congresso:
https://cebusal.es/congresos/congreso-ana-maria-machado/inscricao-e-matricula/?lang=pt-br

EU FACO CULTURA





O Programa EU FAÇO CULTURA distribui gratuitamente produtos culturais em todo o Brasil para diversos perfis. Se você se enquadra em algum dos perfis atendidos poderá resgatar ingressos de shows, peças teatrais, apresentações de dança, circo e exposições. Ou até mesmo ingressos de cinema e produtos físicos como livros, DVDs, Blu-rays e CDs.

Beneficiários do Programa EU FAÇO CULTURA :
  • Escolas públicas
  • MEI - Micro Empreendedor Individual
  • Instituições beneficentes
  • Bolsa família
  • Outros programas sociais
  • Pessoas com deficiência
  • Idoso


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erro de português (Oswald de Andrade)

Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português "O Descobrimento do Brasil" Cândido Portinari

“— Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu.”

O Ateneu é o romance mais conhecido do escritor Raul Pompeia (1863-1895). É uma prosa poética, contada em primeira pessoa pelo personagem Sérgio, sobre sua a traumática formação dentro de um internato privado no Rio de Janeiro (o Ateneu).A sociedade da época reprimia afetividade e ternura dos homens (não tão distante dos dias atuais) de forma que as relações entre homens e mulheres e mesmo as relações entre homens era bastante prejudicada. Se de algum modo o homem vivenciar ternura por outro homem, o mesmo será então tachado de homossexual, ''mariquinhas''. O que, na época, era uma grande desonra pública. Em o Ateneu, Sérgio descreve o amigo Egbert com bastante afetividade, de uma maneira fraternal. Como ilustrado no seguinte trecho do livro: Egbert merecia-me ternuras de irmão mais velho. Tinha o rosto irregular, parecia-me formoso. De origem inglesa, tinha os cabelos castanhos entremeados de louro, uma alteração exótica na pronúncia, olhos azuis de estrias cinze

Se Eu Fosse Eu (Clarice Lispector)

A Crônica “ Se Eu Fosse Eu ” de Clarice Lispector foi publicada em 30 de novembro de 1968 pelo Jornal do Brasil. Esta e outras cronicas podem ser encontradas no livro A descoberta do Mundo , que reúne as crônicas que ela escreveu para o Jornal do Brasil no período de 1967 a 1973. SE EU FOSSE EU “Quando não sei onde guardei um papel importante e a procura se revela inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase “se eu fosse eu”, que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar. Diria melhor, sentir. E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser levemente locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas, e mudavam inteiramente de vida. Acho que se e