Ainda necessitando ser descoberta pelos leitores brasileiros, Maria Julieta Drummond de Andrade era escritora e filha do poeta Carlos Drummond de Andrade. Ela nasceu em Belo Horizonte, em 1928, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1987, morou em diversos países, teve uma atuação profissional na diplomacia e no ensino, que possibilitou a divulgação da cultura brasileira mundo a fora.
Segundo seu filho, várias vezes, seu avô Carlos Drummond disse: “A obra da Maria Julieta é mais importante que a minha.”. Justamente por ela ajudar a divulgar o Brasil globalmente. Além disso, ao sair de Buenos Aires (depois de décadas exilada naquele país), Maria Julieta escreveu a seguinte citação latina: “Fiz o que pude, façam melhor os que puderem”. Ela era uma mulher corajosa, de frases fortes e de atuação destemida em vários campos.
![]() |
A Busca (Maria Julieta ) |
Carlos Drummond se correspondia regularmente com a filha. Uma vez ela perguntou ao seu filho: “O que é a pior coisa que poderia acontecer com seu avô?”. Em seguida respondeu: “Que eu morra antes dele.”. Infelizmente isso foi o que aconteceu, invertendo a ordem natural.
![]() | |
|
Na crítica de Um Buquê de Alcachofras lê-se:
“... há efetivamente aqui muito mais do que habilidade jornalística de que alguns cronistas se servem para recontar o factual, como é comum entre os repórteres que impessoalmente reproduzem os flagrantes de rua. Maria Julieta vai ao cerne, à substância das coisas; é muito visual, certo, mas não deixa nunca de captar o lado oculto dos episódios. Diante de uma prosadora assim, quaisquer comentários que lhe dediquemos ficarão sempre aquém de seu mérito.”Para saber mais sobre essa mulher extraordinária, vale a pena conferir a entrevista de seu filho no Youtube:
Esta é mais uma contribuição do blog 600 livros para o blog Literatura Brasileira.
Muito obrigada a todos e todas que acompanham o nosso trabalho!
Nenhum comentário :
Postar um comentário